Café com especiarias? Sim, combina!

Use as especiarias – como canela e cardamomo – para dar uma turbinada em seu café

Texto Gabriela Kaneto Fotografias Daniel Ozana/Studio Oz
*reportagem publicada originalmente na Revista Espresso

Quem não curte um cappuccino com espuma de leite? Ou um chococcino para esquentar os dias frios? O café é uma bebida muito querida no nosso país e muito presente no nosso dia a dia, sendo versátil nas mais diversas situações. Muitas misturas podem resultar em bebidas deliciosas e marcantes, sem apagar o verdadeiro gosto do café. Vale lembrar que a diversidade de combinações não para por aí.

Para enriquecer as características do café e as sensações que ele propicia, podemos adicionar especiarias usadas em diversas culturas espalhadas pelo mundo. Além de saborosas, elas trazem benefícios para a saúde. Quando bebemos ou comemos algo, buscamos sabores e aromas que nos surpreendam através dos sentidos. Segundo a barista Paula Dulgheroff, as especiarias propiciam sensações no palato muito peculiares, podendo realçar receitas e causar impressões emocionais e físicas.

ESPECIARIAS PARA PROVAR COM CAFÉ
Cravo
Um café coado junto com cravo-da-índia é uma boa pedida para os dias frios. Para lembrar o gostinho do quentão das quermesses, pode-se filtrar o café e o cravo junto com canela em pau e gengibre ralado.
Canela
A canela pode ser polvilhada na espuma do leite em um espresso. A bebida lembra bastante os quitutes caseiros por ser aconchegante e saborosa.
Cardamomo
É perfeito para o café turco. No modo de preparo, ferve-se o cardamomo junto com o café e a água, que deve ser filtrada, o que resulta em uma bebida intensa e aromática.
Gengibre
Para acrescentar o gostinho do gengibre à bebida, o ideal é ralá-lo e filtrá-lo junto com o café. Com um sabor suave, é uma boa opção para liberar as vias aéreas em resfriados.

 

RECEITAS

Café Canelinha

20 ml de café espresso
30 ml de leite integral pasteurizado
Canela em pó

Preparo
Em uma xícara, despeje o café espresso feito em uma máquina própria. Para vaporizar o leite, coloque-o em uma chaleira e leve-o ao fogo baixo; quando começar o processo de fervura, desligue o fogo. Não ferva o leite. Com um mixer, bata-o de 10 a 20 segundos, até formar uma espécie de creme. Para saber se a vaporização está correta, utilize uma colher e veja se a consistência está firme. Ponha o leite vaporizado por cima do espresso. Para finalizar, polvilhe canela em pó a gosto.

Café Turco

  • 100 ml de água filtrada
  • 1 semente de cardamomo
  • 10 g de café moído bem fino

Preparo
Em uma ibrik, recipiente turco de preparo de café, ou em uma caçarola pequena, coloque o café, a água fria e filtrada, o cardamomo e misture. Coloque no fogo e espere ferver. Após a primeira fervura, despeje metade do conteúdo em uma xícara. Ferva o resto de novo e adicione à mesma xícara. Tampe-a e aguarde 4 minutos antes de servir.

Café aromático

  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 pau de canela
  • Café coado

Preparo
Ferva 500 ml de água filtrada com o gengibre ralado, os cravos e o pau de canela. Prepare um café coado bem suave. Para finalizar, adicione, em medidas iguais, a água com os ingredientes ao café já pronto.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados