Guia de Bebidas

Gin

Originalmente criado na Holanda, em 1650, pelo cientista Franciscus De Lê Boë Sylvius.
Dr. Franciscus estava a procura da cura para problemas renais e estomacais quando descobriu que óleo de semente de zimbro era um poderoso diurético. O problema: era simplesmente intragável. A fim de torná-lo mais palatável, Dr. Franciscus adicionou-o a uma bebida destilada. E, sem querer, criou o gin.
O gin é feito pela redestilação de um purê de grãos juntamente com sementes de zimbro. Outros flavorizantes, como frutas secas (raspas de limão e laranja), especiarias (cardamomo, anis, coentro) e ervas, dão a cada marca seu gosto único.
Hoje, existem três tipos de gin: London Dry (ou British Dry); Genever, Holland ou Dutch; German ou Steinhaäger. O primeiro é feito de uma fórmula de 75% milho e 25% cevada e a adição de zimbro (e outros ervas) é feita na segunda destilação. O Genever, Holland ou Dutch se mantém fiéis à fórmula do Dr. Franciscus, e são feitos de malte fermentado com a inclusão de zimbro, juntamente com outros ingredientes secretos, na segunda destilação. O último tipo, German, é triplamente destilado e só leva zimbro e água. Drinque clássico: Martini
Grandes marcas: Tanqueray (Inglaterra), Beefeater (Inglaterra), Plymouth (Inglaterra), Bombay (Inglaterra), Broker’s (Inglaterra), Junipero (EUA), Leyden (Holanda), Martin Miller’s (Inglaterra), Mercury (Inglaterra), Van Gogh (Holanda).