10 de junho de 2011

No Porto, todo mundo come Francesinha. Não há um restaurante tradicional ou boteco que não tenha pelo menos um tipo, a tradicional– sim, porque variações não faltam por lá: com salada,   frango no lugar do bife, vegetariana, sem ovo… O nome, assim no diminutivo, deixa implícito algo meigo, mignon, delicado. Mas Francesinhas são porrada! Grandes, portentosas, não deixam espaço nem para respirar depois de devoradas.

Francesinha é um sanduíche criado por um morador do Porto que viveu na França. Lá pela década de 60, o moço observava as mulheres passeando pelas ruas de Paris e notou que suas conterrâneas vestiam-se de preto dos pés a cabeça, enquanto as francesas usavam mini saias, botas altas, roupas justas. Pensou: “essas meninas são quentes, gostosas e picantes”. Sem conseguir parar de pensar em todas aquelas pernas e quadris, foi para a cozinha e criou um prato em homenagem às mocinhas da França. Um prato suculento, úmido, apimentado, robusto. Um prato que chamou de Francesinha.

A belezura tem cerca de 1200 calorias. É grande pacas. É linda. Faz-se assim: duas fatias altas de pão de forma caseiro recheadas com linguiça, presunto, mortadela e bife, cobertas por queijo– então, gratinadas. Daí tira-se do forno, coloca-se sobre elas um ovo frito de gema mole, rodeia-se de batatas fritas e joga-se muito, mas muito, molho de carne na cerveja com piri piri (mix de pimentas típico de Portugal), com um toque de vinho do porto. Pois!

Provei duas na visita ao Porto: uma preparada especialmenta para nós pelo chef do super hotel onde me hospedei, o Yeatmanaliás, tire férias e vá para lá porque, olha, é de enfartar de incrível. Voltando: ingredientes premium, queijo sensacional, batatas fritas sequinhas e molho levemente picante e balanceado. A outra (8,50 euros) foi no Café Santiago, uma instituição na cidade, lotado de moradores devorando francesinhas na hora do almoço– não vi nenhum turista além de mim. Francesinha gigantesca, com exagero delicioso de queijo, ovo com gema perfeitamente mole escorrendo e misturando-se ao molho encorpado, picantíssimo, com um sabor final de cerveja bem presente, absorvido pelas batatas gordinhas.

Francesinha do restaurante Santiago, no Porto: imensa, gostosa e incentivadora do sono vespertino

Apaixonei geral pela francesa. Enquanto você não vai ao Porto, aprenda abaixo uma receita para  fazer em casa– e tirar o resto do dia para descansar. E jamais, nunca, em hipótese alguma, pensar no colesterol.

FRANCESINHA

Ingredientes para o sanduíche

1 fatia de presunto de boa qualidade
1 lingüiça (a de sua preferência), feita na chapa ou frigideira e cortada no sentido do comprimento
1 fatia de mortadela
1 bife fino feito na chapa (ou frigideira)
3 fatias de queijo (meia cura ou mozzarela)
2 fatias de pão de forma cortado na hora com cerca de 3 cm de altura cada
1 ovo frito (com gema mole)
Molho à gosto (receita abaixo)

Ingredientes para o molho

3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho
150 gramas de fraldinha cortada em cubos médios
1 folhas de louro
piri-piri q.b. (caso não tenha, troque pela pimenta de sua preferência)
2 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 cálice de vinho do porto de vinho do Porto
sal a gosto
500 ml de cerveja pilsen

Como fazer

A essência consiste em fazer um refogado de carne.Em uma panela, frite a cebola, o alho o louro e a carne no azeite. Deixe refogar, em fofo baixo. Acrescente o vinho do porto e o extrato de tomate e mexa até apurar. unta-se o azeite, alho, louro e a carne.Deixe refogar lentamente. Verta a cerveja. Acerte o sal e a pimenta.

O preparado deverá ferver muito lentamente durante uma hora e meia até ficar no ponto, até que se reduza e fique mais grosso.

Montagem

Colocar uma fatia de pão de forma com presunto, a mortadela, a lingüiça e o bife e levar para grelhar em uma chapa ou frigideira até ficar dourado (vire para que os dois lados obtenham crocância). Retire, coloque em um refratário, cubra com o queijo e coloque no forno para derreter. Retire, coloque em um prato, ponha o ovo sobre o sanduíche e regue com a quantidade de molho da sua preferência.