19 de Abril de 2018

Café da manhã montado na praia: uma das delicadezas da ótima pousada Maui, em Maresias

O litoral norte de São Paulo é, ao meu ver, um dos mais bonitos do país: praias de areia branca e macia, Mata Atlântica esplendorosa, variedade de ‘humores’ marítimos, quilômetros de reentrâncias repletas de potência natural, mesmo sendo tão densamente habitada durante a temporada (oxalá que a maior parte dos imóveis são casas e não prédios imensos como no litoral sul).

Para comer a beira da piscina da Maui Maresias: pasteis de palmito pupunha com vinagrete de beterrada e salada de três tipos de tomates, burrata e pérolas de balsâmico

Eu adoro praia fora do verão, com sol ameno e mais espaço livre do que gente. Não me importo com a temperatura mais baixa, visto que não curto calorão. E gosto de praia com conforto, confesso: guarda-sol grande, cadeira macia, caipirinha nas mãos… Curtir praia, pra mim, tem muito a ver com ter tempo para fazer nada. Acarinhar o ócio. Deitar numa boa cama. Comer bem. Por isso fiquei tão bem impressionada com a pousada Maui Maresias: ela gabaritou em todos os quesitos.

Piscina da Maui Maresias

Inaugurada há um ano e meio, a Maui Maresias é um verdadeiro destino de charme: decoração de bom gosto, serviço atencioso, quartos acolhedores (alguns com pequeno quintal e/ou sacada; no total, 21). Não é de frente pro mar mas está a uns dez passos. Uma joia.

Conchiglioni recheado com siri e pérolas de dashi: prato do menu-degustação do restaurante Guató, da pousada Maui Maresias

Deliciosos mariscos chamuscados, servidos com gelatina de pimenta biquinho e creme azedo. Do Guató, restaurante da pousada Maui Maresias

A comida é um ponto bem forte dali. O cardápio do restaurante Guató – também aberto para passantes – tem boa dose de criatividade, sem deixar de ser reconfortante, com opções como pasteis de palmito pupunha com vinagrete de beterraba, carbonara do mar, posta de peixe do dia com espaguete de abobrinha, moqueca de camarão e curau com abóbora acompanhado por creme de tapioca e farofa de amendoim.

Maresias na baixa temporada: só alegria

curau com abóbora acompanhado por creme de tapioca e farofa de amendoim

A cozinha, sob comando de Murilo Oliveira, fica ainda mais interessante no jantar, quando o chef dá vazão a receitas autorais com amplo uso de ingredientes regionais. O menu-degustação traz ótimos camarões com lâminas de chuchu e leite de castanha do pará, saboroso marisco chamuscado com gelatina de pimenta biquinho e creme azedo e ravioli de lagostim com massa e molho de taioba, entre outros.

Maui Maresias

Se você for numa época tranquila, na qual a praia não seja uma sucessão de crianças e cachorros correndo, peça para servirem seu café da manhã na areia. É simplesmente delicioso sentar em frente ao mar e receber a brisa fresca da manhã enquanto se devora ovos beneditinos com uma boa e grande xícara de café.