Chilli Crab: um dos pratos mais famosos e amados de Cingapura

Peixe fresco? Neste restaurante é realmente…

Um caranguejo de mais de seis quilos vem mergulhado em um molho vermelho-alaranjado, denso, extremamente aromático, que causa salivação imediata.  Junto com ele são servidos pequenos pães chineses de alho. Então, mais do que imediatamente, peguei um pedaço e mergulhei no molho, encharcando-o por completo: chuchar pão em coisas gostosas pode ser uma atividade intensamente prazerosa. Daí, o sabor: macio, apimentado (chilli é pimenta), amanteigado, belamente cremoso e suavemente alhento. Entendi em cinco segundos porque Chilli Crab é um dos pratos mais marcantes da culinária de Cingapura.

O famoso Chilli Crab: caranguejo imerso em molho paradisíaco de pimenta com alho, cebola e ovos

No imenso Long Beach Restaurant – possui mais de 400 lugares que ficam todos tomados aos finais de semana, tal a fama de seu Chilli Crab, e um menu tão grande que mais parece um livro-, o caranguejo é pescado na hora em um dos imensos tanques que ficam no salão. Ali, você levanta da sua cadeira, escolhe o peixe, molusco, lagosta ou caranguejo que deseja, que então é pesado (o preço é a quilo) e imediatamente enviado pra cozinha. Dá uma certa aflição, é verdade, observar as criancinhas todas felizes ao eleger sua vítima, enquanto alguns bichos tentar escalar a parede do aquário mas… é a vida. Tudo bem comer a criatura mas não vê-la morrer? Pura hipocrisia nossa. Minha, no caso.

Noodles vegetariano regado com o molho do caranguejo: muito amor

Voltando ao Chilli: o bicho, fresquíssimo, é cozido numa mistura de cebola, alho, pasta caseira de chilli, um tiquinho de açúcar de palmeira (extremamente popular na Ásia) e ovos que, adicionados no final do cozimento, dão uma consistência ao mesmo tempo fofa e densa. O molho é tão sensacional que pedi um noodle vegetariano de arroz e reguei com essa maravilha, só para comê-lo de outra maneira.

Bamboo clam: molusco de carne tenra proveniente da Escócia

Naquele almoço também provei pela primeira vez o Bamboo Clam. Confesso que a hora que vi aquele molusco imenso numa casca que parece um bambu (daí o nome), fui invadida por uma grande parcimônia: não sou exatamente uma amante de coisas que parecem ostras gigantes… Mas assim que mordi sua carne branquíssima, de consistência parecida com a de rã e sabor suave de mar, me rendi aos seus encantos. Ficou ainda melhor ao ser coberto por um fino noodle de arroz e flocos de alho bem suaves.

Então você se olha e está absolutamente babado de molho de pimenta. Por completo. Inteirão. E percebe, naquele instante, que teve uma tremenda refeição.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados