2 de setembro de 2015
Vista de San Francisco a partir de Sausalito, atravessando a Golden Gate Bridge

San Francisco: uma lindeza

Curto Nova Iorque, mas San Francisco e eu foi um caso de paixão louca/perdida/fulminante. Por que comparar as duas? Por que são as mais importantes/relevantes cidades americanas em vida gastronômica – e, pra mim, essa lindeza da Califórnia mata NY a pau.

Que cidade linda!

Que cidade linda!

Entre as dezenas de razões estão: a) a Califórnia é o estado com maior produção e consumo de produtos orgânicos, de carnes à alface, o que me importa MUITO; b) a temperatura amena de SF tanto no verão como no inverno; c) a beleza de uma cidade horizontal, na qual os prédios altos são poucos e não tapam a visão do mar azul; d) os cotidianos, grandes, coloridos e cheirosos farmers markets; e) a variedade de opções gastronômicas, de alta qualidade, com uso de insumos frescos, locais e sazonais; f) muitas, muitas microcervejarias artesanais boas; e) a proximidade de Sonoma e Napa Valley e a oferta de bons vinhos. E por aí vai.

San Francisco é uma cidade ‘obrigatória’ para quem gosta de comer e beber bem – e mais obrigatória ainda para as pessoas que se preocupam também com a procedência do que comem e dão preferência a ingredientes livres de agrotóxicos, hormônios, corantes, conservantes, emulsificantes e outros antes.

Fiquei por lá muito menos tempo do que gostaria, conheci nem um décimo do que queria, mas mesmo esse período curto foi repleto de deliciosos doces, cafés, pizzas, pães, tacos… Confira algumas dicas abaixo.

Dandelion 
S'mores absolutamente fodástico. Graham cracker e marshmallow artesanais com creme de chocolate defumado. Maçaricado na hora. M O R R I.

S’mores absolutamente fodástico. Graham cracker e marshmallow artesanais com creme de chocolate defumado. Maçaricado na hora. M O R R I.

A primeira garfada que dei nos S’mores da Dandelion foi como uma epifania divina. Anjos tilintando taças de cristal. Sério, dos doces mais deliciosos que comi até hoje. A bolacha artesanal (Graham Cracker) emprestava sua linda crocância ao marshmallow de maciez etérea, chamuscado na hora com maçarico. Amalgamando tudo havia o sedoso e intenso creme de chocolate defumado. PQP, que coisa sensacional.

Ambiente da Chocolateria e Doceria Dandelion

Ambiente da Chocolateria e Doceria Dandelion

E o brownie de chocolate amargo estupidamente macio, coberto por nibs de cacau que vão ativando cada papila gustativa à medida que são suavemente quebrados pelos dentes? Essa estupenda chocolateria artesanal trabalha apenas com amêndoas de cacau provenientes de fazendas livres de trabalho forçado produzidas por pequenos produtores ao redor do mundo.

Coma tudo o que puder. Leve barras e caramelos pro hotel. Tome café e comece tudo de novo.

Um dos mais incríveis brownies que já comi na existência. Da chocolateria Dandelion

Um dos mais incríveis brownies que já comi na existência. Da chocolateria Dandelion

Sixth course 
Versão requintada da Torta Floresta Negra na doceria Sixth Course

Versão requintada da Torta Floresta Negra na doceria Sixth Course

Criada por duas chefs pâtissières com longas carreiras em hotéis cinco estrelas, essa pequena loja em Mission produz diariamente todos os itens da tentadora vitrine. A especialidade são pequenos picolés, para serem devorados em duas mordidas, disponíveis em sabores bons-de-doer, caso do French Toast e do Coffee and Biscotti.

Se não curtir sorvete, jogue-se nos doces, especialmente na versão delas da torta Floresta Negra.

Mini picolés artesanais na ótima doceria Sixth Course

Mini picolés artesanais na ótima doceria Sixth Course

Crafstman and Wolves
Sucesso de vendas na Craftsman and Wolves: muffin de queijo asiago, linguiça, cebola envolvendo ovo com gema mole

Sucesso de vendas na Craftsman and Wolves: muffin de queijo asiago, linguiça, cebola envolvendo ovo com gema mole

Instalada no bairro de Mission – área tida como não nobre e que está sendo revitalizada com o nascimento de diversos pequenos negócios descolados como estúdio de arte, restaurantes e cafés – essa doceria e padaria é tema de reportagens em diversas revistas do mundo. A razão de virar assunto são seus belos doces artesanais e o famoso The Rebel Within, que pode ser traduzido como O Rebelde Interior.  Trata-se de um muffin de queijo asiago, linguiça e cebola que envolve ovo com gema molinha.

Ambiente da hypada doceria/padaria Craftsman and Wolves

Ambiente da hypada doceria/padaria Craftsman and Wolves

Gostosos e delicados, os doces mais vendidos são os que levam frutas da estação e o Chocolate Croissant Stack, quadradão alto que intercala fatias finas de chocolate com croissant salpicado com açúcar de confeiteiro.

Seleção de doces artesanais da Craftsman and Wolves

Seleção de doces artesanais da Craftsman and Wolves

A seleção de vinhos em taça e cervejas artesanais regionais também vale uma olhada mais próxima, assim como o bom café do Highwire Coffee Roasters.

Tony’s Pizza
A pizzaria mais famosa de San Francisco, a Tony's prepara nove tipos de pizza em nove diferentes fornos/temperaturas. Aqui, a clássica Napoletana com cobertura Margherita

A pizzaria mais famosa de San Francisco, a Tony’s prepara nove tipos de pizza em nove diferentes fornos/temperaturas. Aqui, a clássica Napoletana com cobertura Margherita

Eternas filas na porta – você vai encontrá-las menos uma hora antes da casa abrir para almoço e jantar. A Tony’s é, na verdade, uma multipizzaria, servindo diversos tipos de pizza, de diversas partes do mundo: Romana, Siciliana, New York Style, Detroit Style, Napoletana, California Style e Gluten free.

Pizza estilo Romana e Novaiorquina, espaguete com polpeta, vinho.... a chafurdança na Tony's Pizza

Pizza estilo Romana e Novaiorquina, espaguete com polpeta, vinho…. a chafurdança na Tony’s Pizza

Para atiçar ainda mais as lombrigas foodies, cada tipo de pizza é feita com um tipo de massa de fermentação natural (leia mais sobre o tema AQUI) e assada num forno distinto – gás, carvão e elétrico – a temperaturas variadas. Visitei a cozinha e, vou dizer, os fermentos naturais são dos mais vivos e aromáticos que já vi.

Pizza estilo de Detroit na Tony's Pizza

Pizza estilo de Detroit na Tony’s Pizza

Gostei especialmente da New York Style – coberta por dois tipos de linguiça, dois queijos e molho de tomate. Não quer pizza? Sem problemas: tem meatball, espaguete al pomodoro, mariscos ao molho de tomate picante…

Boudin Bakery
Salvadorean Breakfast Sandwich no bistrô da Boudin Bakery: English Muffin, ovo frito, chorizo, banana frita e sour cream

Salvadorean Breakfast Sandwich no bistrô da Boudin Bakery: English Muffin, ovo frito, chorizo, banana frita e sour cream

San Francisco é tida como a ‘capital da fermentação natural’ por possuir uma bactéria no ar que dá o sabor caracteristicamente ácido dos pães de longa fermentação feitos na cidade. Deliciosos, por sinal. Você vai encontrar diversas pequenas e famosas bakeries nos mais diversos bairros, todas com fãs incondicionais.

Clam Chowder enlatada: para trazer pro Brasil

Clam Chowder enlatada: para trazer pro Brasil

Entrada da Boudin Bakery

Entrada da Boudin Bakery

A mais antiga é a Boudin, fundada em 1849 e hoje produzindo toneladas diárias de pão, em dezenas de unidades de diferentes tamanhos. A central, a mais interessante, fica em Fisherman’s Wharf (área do píer).

Clam Chowder, prato famosíssimo em San Francisco: trata-se de uma sopa de mariscos servida dentro de um pão italiano. Esta é da Boudin Bakery

Clam Chowder, prato famosíssimo em San Francisco: trata-se de uma sopa de mariscos servida dentro de um pão italiano. Esta é da Boudin Bakery

Linha de produção da Boudin Bakery, uma das maiores, mais antigas e famosas 'padarias' de San Francisco

Linha de produção da Boudin Bakery, uma das maiores, mais antigas e famosas ‘padarias’ de San Francisco

É possível ver da rua os padeiros trabalhando as massas, assim como a vasta área de produção. No piso térreo há um pequeno mercado e a padaria; no piso superior fica o bistrô no qual é possível fazer brunch, almoçar ou jantar. Por favor, não saia de lá sem comer o  Salvadorean Breakfast Sandwich (English Muffin, ovo frito, chorizo, banana frita e sour cream) e a sopa típica da região, feita com mariscos, chamada Clam Chowder. Viva o glúten!

Super Duper Burgers
Super Duper: rede de hamburguerias orgânica. Carne, vegetais, pães - tudo é orgânico, mega saboroso e com preços bem bons

Super Duper: rede de hamburguerias orgânica. Carne, vegetais, pães – tudo é orgânico, mega saboroso e com preços bem bons

Lembra o que escrevi acima sobre SF ter gastronomia calcada em alimentos orgânicos? Pois a rede Super Duper é a prova de que até fast food pode ser saudável. Todos os ingredientes dos excelentes hambúrgueres são o que o movimento Slow Food chama de ‘limpos, justos e sustentáveis’: carne proveniente de gado criado solto e pastando, hortaliças, legumes, queijos e pães orgânicos. O preço? Us$ 9 dólares o burger montados com carne (óbvio), legumes, verduras e picles à vontade, queijo e ovo orgânico.

Delessio Bakery and Market
Reuben Sandwich da Delessio Market and Bakery: pastrami, queijo suíço, chucrute e molho russo em pão de centeio

Reuben Sandwich da Delessio Market and Bakery: pastrami, queijo suíço, chucrute e molho russo em pão de centeio

Beeeem fora da rota turística, não é bonito nem hypado mas serve um Reuben Sandwich matador. Ótimo pastrami, queijo suíço, chucrute e molho russo montados em pão caseiro de centeio. Para quem tiver muita fome, a casa tem bufê de almoço.

Tacolicious 
Margaritas no Tacoli

Margaritas no Tacolicious

Com três unidades em San Francisco, essa taqueria vive entupida de gente – e a maioria não é turista. Comida mexicana, especialmente tacos, é algo onipresente em San Francisco, assim como em outras cidades americanas. Na Tacolicious, porém, é feita por mexicanos (para garantir a autenticidade), com ingredientes de qualidade e sem muitas invencionices.

Tacos de bacalhau fresco empanado com picles de cebola e repolho roxo na Tacolicious

Tacos de bacalhau fresco empanado com picles de cebola e repolho roxo na Tacolicious

Todas as tortillas são produzidas, à mão, numa delicatessen mexicana chamada La Palma; a carne é livre de hormônios; os pescados, sustentáveis e os vegetais, orgânicos.  Me gusta!

Bar Agricole
Drinques a base de brandy do Bar Agricole

Drinques a base de brandy do Bar Agricole

Considerado pela revista Food and Wine como um dos melhores bares dos EUA, o Agricole tem boa parte da sua carta de drinques focada em Brandy. Os coquetéis são livres de estrelismo, levam poucos e ótimos componentes, são servidos com gelo de qualidade em ambiente clean e repleto de canteiros de plantas comestíveis. Ficaria por lá horas e muitos, muitos copos…

Blue Bottle 
Blue Bottle: cafés selecionados, de diversos países, belamente torrados e com super trabalho de extração na hora da compra

Blue Bottle: cafés selecionados, de diversos países, belamente torrados e com super trabalho de extração na hora da compra

Paixão de californiano, café é levado muuuuuito à sério por lá. Entre as cafeterias mais bem conceituadas – que cuidam da seleção dos grãos, do blend, da torra e da extração com a mesma dedicação obsessiva – está a Blue Bottle, fundada há onze anos.

Com vinte lojas nos EUA e três em Tókyo, a Blue Bottle trabalha apenas com pequenos lotes provenientes de produtores selecionados em diversos países. Extraídos a quente ou a frio, espresso ou coado, através de métodos como Aeropress, Chemex, Espreso e French Press, os cafés mostram padrão altíssimo.

Philz  Coffee
Philz Coffee: um dos cafés mais famosos em San Francisco oferece grãos com torra clara, média ou escura

Philz Coffee: um dos cafés mais famosos em San Francisco oferece grãos com torra clara, média ou escura

Onipresente em San Francisco, a Philz Coffee oferece uma gama bem grande de possibilidades para o cliente, começando pela intensidade da torra do grão (clara, média ou escura), passando por mistura com especiarias (caso do cardamomo) a origem. Passeando pela cidade e viu um Philz? Entra e peça um.

Variedade de cafés e torra do Philz

Variedade de cafés e torra do Philz

Eu, feliz num dia de sol em San Francisco

Eu, feliz num dia de sol em San Francisco