Festa Junina sem quentão não merece ser chamada de Festa Junina! Confira a receita de quentão da chef Heloísa Bacellar, do Lá da Venda, que leva louro, gengibre, canela e laranja bahia. Rendimento: 1 litro a 1,2 litro

Ingredientes
  • 1 litro de cachaça
    1 laranja-bahia
    1 limão-tahiti
    2 xícaras de chá de água
    2 xícaras de chá de açúcar
    4 pedaços de canela em pau
    12 cravos-da-índia
    2 folhas de louro
    1 pedaço de gengibre de 5cm
Como fazer

Descasque a laranja e o limão formando fitas com a casca, retirando bem a parte branca. Em seguida, afervente as cascas por cerca de 30 segundos repetindo o procedimento duas vezes para retirar o excesso de amargor.
Em uma panela grande, coloque a água, o açúcar, a canela, o cravo-da-índia, as folhas de louro e o gengibre fatiado, leve ao fogo médio e mexa até que o açúcar dissolva. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e adicione a cachaça.
Deixe por meia hora em fogo brando. Por fim, adicione as cascas de limão e de laranja escaldadas, deixe cozinhar por cinco minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por três horas e sirva quente.

Dicas da Helô

Escolha uma cachaça de sabor e perfume pronunciados, porque se a bebida for muito neutra, daquelas mais baratinhas, ela acaba desaparecendo depois da fervura e o ideal é que o quentão preserve o aroma e o sabor da aguardente, senão fica com gosto de chá.
É importante que o quentão descanse para apurar o sabor. O tempo ideal é de no máximo três a quatro horas, se passar muito, pode amargar.