Uma das minhas massas favoritas, o espaguete com tinta de lula leva camarões no vinho branco, tomatinhos e burrata – mas você pode preparar também com mussarela de búfala. Fácil de fazer e delicioso. Receita da Osteria Del Petirosso
Ingredientes para 4 porções
- 400 gr de espaguete com tinta de lula (nero di seppia) comprado em bons mercados
- 1 dente de alho com pele
- 180 gr de tomatinho sweet grape ou cereja maduro
- 70 ml de azeite de oliva extra virgem
- 300 gr de camarões médios
- 100 gr de burrata (se não encontrar, use mussarela de búfala)
- 30 gr de creme de leite
- 20 ml de vinho branco seco
- Flor de sal
Como fazer
Preparar os tomates confit passando primeiro na grelha quente ou numa frigideira (a seco) pré aquecida e depois colocar ao forno com 40 ml de azeite de oliva a 180 ºC por 10 minutos. Temperá-los levemente com flor de sal e reservar.
Preparar a “bisque” (caldo) com as cabeças e as carapaças dos camarões, que deverão ser refogadas em 15 ml de azeite de oliva e o dente de alho por 5 minutos. Molhar com o vinho branco, processar no mixer ou num liquidificador e peneirar para obter o molho intenso e viscoso que chamamos de “bisque”. Reservar.
Preparar a fonduta de burrata derretendo a mesma junto ao creme de leite numa panelinha a fogo muito baixo misturando com uma colher para facilitar o procedimento. Reservar.
Colocar a massa para cozinhar em água fervendo e salgada.
Numa frigideira grande ou numa panela, refogar os camarões em 15 ml de azeite de oliva por 2 minutos e deglaciar com um pouco da água do cozimento da massa (em andamento). O molho obtido devera ser cremoso e bem emulsificado.
Escorrer a massa e incorporá-la ao molho de camarões por um minuto na frigideira (ainda no fogo e mexendo continuamente). Coloque nos pratos e finalize o prato com os outros elementos: os tomates confitados em azeite, a fonduta de burrata e o molho bisque.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados