Bolinho de bacalhau assado com broa portuguesa

Porque tudo precisa ser frito? Essa receita deliciosa de bolinho de bacalhau da Quinta da Canta prova que assar é uma ótima forma de tornar receitas tradicionais mais saudáveis, sem perder o sabor.

Bolinho de bacalhau assado com broa portuguesa
 Ingredientes para o bolinho
500 gramas de bacalhau  limpo e dessalgado
500 gramas de batatas
3 cebolas médias
3 dentes de alho
300 ml litro de leite
100 ml de água
1 colher de sopa de farinha de trigo
100 gramas de broa portuguesa
½ colher de sopa de sal
pimenta do reino à gosto
1 copo americano de creme de leite fresco
Folhas de louro
Azeite para refogar o bacalhau

Como fazer
Em uma panela grande, coloque a água e o leite para ferver com uma cebola sem casca cortada em quatro, um dente de alho amassado e duas folhas de louro. Quando levantar fervura, coloque o bacalhau já dessalgado. Após dois minutos,  desligue o fogo. Deixe uns 5 minutos e retire o bacalhau. Desfie-o e tire os espinhos. Reserve. Na água com leite em que estava o bacalhau, cozinhe as batatas sem casca. Quando estiverem cozidas, amasse-as para fazer um purê.
Numa frigideira, refogue as outras duas cebolas picadas com o alho, acrescente o bacalhau desfiado, depois o purê de batatas e a farinha. Misture tudo até virar um creme. Acrescente o creme de leite. Verifique o sal. Acrescente um pouco de pimenta do reino.
Faça bolinhas do tamanho de almôndegas pequenas, rale broa portuguesa sobre cada um e leve ao forno para gratinar, por cerca de 10 minutos. Finalize com o crisp de couve.

 

 

Ingredientes para o crisp de couve
Meio maço de couve manteiga cortado em fatias fininhas
Óleo de girassol para fritar
Como fazer
Numa panela funda, coloque batante óleo de girassol e um palito de fósforo. Quando o palito acender, coloque a couve para fritar e retire logo que enrugar e tornar-se crocante. Ponha num papel toalha para tirar o excesso de óleo. Polvilhe um pouco de sal e coloque sobre os bolinhos de bacalhau.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados