30 de junho de 2015
educerva8
1- Three Philosophers

Essa americana produzida pela cervejaria Ommegang usa 2% de Ale com cereja em sua receita, o que confere a ela agradáveis notas da fruta. Essas notas, aliadas aos sabores maltados da cerveja original, que remetem a chocolate, caramelo e toffee, fazem da Three Philosophers uma cerveja complexa, que revela novos sabores a cada gole. Faz tempo que para mim, essa é a melhor cerveja do mundo!

educerva1
2 – Westvleteren 12

Toda vez que posso ir ao In de Vrede Café, único bar no mundo autorizado a vender essa cerveja, percebo o por que a Westvleteren é celebrada e desejada por tantos apreciadores de cerveja. Ela é complexa, incrivelmente aromática e com sabor único. Vale a viagem!

educerva4
3 – Tupiniquim Monjolo

A Tupiniquim é nova no mercado cervejeiro do Brasil, e de cara ganhou muitos apreciadores. Eu sou um deles. A melhor cerveja nacional que bebi em 2014 foi a Monjolo, uma potente Imperial Porter com notas de café, chocolate e caramelo. 

4 – Heineken

Pra mim, o melhor custo beneficio no mundo, além de ser um porto seguro em locais não cervejeiros. Puro malte, sem conservantes, agradável amargor e fácil de encontrar. É a minha cerveja do dia-a-dia.

educerva
5 – Stone Enjoy By

Esta IPA da californiana Stone deve ser bebida em pouco tempo, para garantir o frescor de seus lúpulos. A data de validade vem impressa no rótulo, e não passa de 40 dias! É incrivelmente aromática, com amargor perfeito do lúpulo. 

6 – Pannepot Grande Reserva

Safrada, produzida por uma microcervejaria belga. Pode ser guardada e é bastante complexa, evoluindo com o tempo. Notas licorosas, de frutas escuras secas, toffee, chocolate, calor do álcool, figo e madeira.

educerva3
7 – Duvel

Um clássico belga, cada vez mais fácil de ser encontrada aqui no Brasil, e por bom preço. Tem lugar garantido no meu copo!

educerva7
8 – Bamberg Camila, Camila

Brasileira com alma checa. Com coloração amarelo escuro, traz notas florais de lúpulo e notas maltadas (caramelo e pão) no aroma. No paladar, apresenta novamente as notas maltadas, com leve adocicado, seguido do amargor do lúpulo.

educerva5
9 – Chimay Grande Reserve

A mais conhecida dentre as cervejas trapistas tem esse rótulo que permite a guarda, e evolui com o passar do tempo. Vale guardar diferentes safras para fazer degustações verticais e vivenciar uma bela experiência cervejeira. 

educerva6
10 – Brooklyn Lager

Sempre em perfeitas condições, saborosa e aromática, porém, fácil de beber. Sou fã dessa cerveja!

Edu Passarelli
Edu Passarelli Beer Sommelier

Especialista em Cervejas, Dono de bar, Gastrônomo pela UniFMU e especialista em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação pelo SENAC/SP.
Site: Edu Recomenda | Email: [email protected]