Lourdes, a mexicana escondida: sinta-se em casa (assim que você descobrir onde é…)

A casa não tem placa, não consta da arrasadora maioria dos guias, só abre para almoço uma vez por semana (geralmente aos domingos) e você não sabe o endereço até um dia antes do almoço. Assim é esse pequeno restaurante mexicano que funciona na aconchegante casa da cozinheira, a Lourdes. Ele nasceu do boca-a-boca, se mantém desta forma, e isso é um de seus maiores charmes. Mas há vários outros. Para comer por lá só há duas maneiras: ser convidado por email pela própria Lourdes ou implorar por uma mesinha através do [email protected]. Se vale tanto trabalho? Ô, se vale.

Assim que cheguei  fiquei gratamente surpresa com o clima “entre amigos” e a simpatia do host, o Felipe, na verdade o marido de Lourdes e um pintor de telas lindas que enfeitam as paredes da casa (e estão à venda). A decoração é fofa, cuidadosa, e até a luz amarelada e  baixa ajuda na aura de festa em família– fora que a cozinha é aberta e dá para acompanhar a preparação de tudo, sentindo os aromas subindo das panelas e assistindo o carinho das cozinheiras em seu ofício.

Cada jantar tem um cardápio– Lourdes prepara com antecedência e manda por email para os 40 participantes da refeição daquela semana. Segundo ela, 90% dos ingredientes são importados do México (vou te dizer, isso faz mesmo diferença). No dia em que fui, comi bem temperadas e mega-crocantes tostadas artesanais de tinga (com carne e chipotle); tostada de cochinita (com porco apimentadíssimo assado na brasa com urucum e laranja azeda);  guacamole dos deuses; quesadilla de porco em tortilla de trigo; margarita de tamarindo (com a qual fiquei irritada por causa do excesso de gelo picado que descia direto pela minha garganta gelando até o estômago) e, para encerrar, um exótico e saboroso mousse de arroz basmati com calda de hibisco. Também tinha um pudim de pão e chocolate ou molho de bourbon…

É um programa nada óbvio, gostoso à beça, curioso e ótimo para grupos de amigos que curtem passar horas papeando enquanto saboreiam comida autêntica. Conselho: conversem muito com Lourdes e Felipe. Eles são simplesmente ótimos.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados