Bela Sintra: Vinagre que revigora

O Bela Sintra é um ótimo restaurante, sem dúvida. Mas eu sempre achei que faltava aquele “it” na comida, o sabor que arrebata meu coração. Quando soube que a chef portuguesa Ilda Vinagre vinha ao Brasil para incrementar o cardápio da casa, fiquei animada: agora era a hora do ‘it” aparecer. E apareceu! Esta semana fui lá provar alguns pratos da alentejana que soma 30 anos de carreira— começou na profissão como cozinheira da embaixada portuguesa nos EUA e, mais tarde, abriu seu restaurante, o Bolota, em sua terra natal. Sua cozinha é elegante, suave e cheia de sabores não óbvios.

Primeiro prato: uma linda salada de camarões com shitake e aspargos verdes (R$ 47). Tão linda quanto saborosa: o camarão estava gordinho, no ponto certo (ligeiramente resistente ao dente porém macio) com gostinho de alho adquirido com o molho sedoso com o qual era coberto. O shitake apenas deu um toque exótico e, também, preparado à perfeição. Ótimo começo.

Segundo prato: Bacalhau Como Se Faz na Fazenda. O nome é vago, mas o que provei foi uma absolutamente macia e dessalgada posta de bacalhau sobre batatas assadas cortadas finas, coberto por um molho irresistível e acompanhado de ratatouille de legumes e cogumelo. O molho… eu não tirava aquele sabor da cabeça, mas não conseguia decifrar do que era feito. Claro, fui perguntar para a simpaticíssima Ilda: “Eu fervo a pele e as espinhas do bacalhau até ficarem moles. Daí processo, coo e faço uma base parecida com a de molho branco”. Uau! A delícia custa R$ 105…

Agora preciso voltar para provar suas outras criações: Vieiras com juliana de legumes e nozes,  Pato desfiado com verdurinhas ao vapor, Bacalhau com saladinha de frutos secos e cogumelos, Badejo grelhado com mousse colorido, Costeletas de cordeiro com mussarela de búfala e Arroz de brócolis, Pato com ameixas e seus purês e Perdiz do campo com vinagre jerez. Mas tenho tempo de sobra para reservar uma mesa: o que seria uma estada, virou uma vida “Quero me aposentar no Brasil”.

Bela Sintra: R. Bela Cintra, 2335, Jardins, tel.: 3891-0740

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados