Férias: “morar” na cidade é a mais autêntica (e gostosa) forma de conhecê-la

Charmoso e acolhedor apartamento no qual me hospedei nas minhas férias em Paris: a melhor maneira de conhecer uma cidade é viver como um local

Viajar é apaixonante.

Pracinha linda nos arredores do apartamento que aluguei em Paris, no Marais: perfeita para quem tem filhos

Muito mais do que uma “fuga” da realidade, viajar é submergir em outra cultura, absorver o cotidiano, sentir a vida de pessoas que, a principio, parecem tão distintas de nós mesmos. É provar sua história em cada prato. Viajar é essencial para mim, como se eu me conectasse com a vida de maneira mais intensa e vibrante.

Viajar é meu vício.

Passei no mercado Les Enfants Rouge, a uma quadra do apartamento, comprei cogumelos e pinolis e cozinhei um belo jantar

2014 foi um ano especialmente pródigo em viagens para esta jornalista aqui. Belém, Búzios, Munique, Londres, Parma, Nuremberg, Estrasburgo, Baden-Baden… Com tanta agitação (boa), queria um final de ano sereno, para passar os últimos dias do ano na maior tranquilidade com meu marido – comendo bem, óbvio. Escolhi Paris.

Quarto tão aconchegante que o inverno lá fora quase me fazia passar bastante tempo por aqui...

Olhei dezenas de hotéis, sempre no meu bairro preferido, o Marais. Alguns fofos, outros caros. Decidi variar e fui checar a ferramenta de aluguel de Imóveis para Temporada no TripAdvisor.

Que beleza! Milhares de apartamento e casas, em centenas de cidades do mundo, para aluguel diário, semanal ou mensal. No site, você encontra fotos, descrição completa, valores, dados importantes (se é perto de metrô, por exemplo) e é possível filtrar a busca por data, número de quartos, preço, comodidades como ar condicionados e elevador, quantidade de banheiros e bairro. Ou seja: direciona-se para obter exatamente o que se precisa. E o valor acaba ficando igual ou mais baixo que o de um bom hotel.

Cena do Canal Saint Martin: dez minutos de caminhada do apartamento

Depois de quase uma hora pesquisando, caí de amores por um lindo apartamento na Rue de Picardie, no meu querido Marais. Tamanho e localização ideiais. Conversei com o pessoal do TripAdvisor no Brasil e eles acharam interessante que eu conhecesse o sistema de Imóveis para Temporada – gentilmente, se ofereceram para cobrir as despesas do apartamento escolhido, desde que eu desse um feedback REAL do que achei.

Meu feedback real: viver como um local é a maneira mais divertida, deliciosa e verdadeira de conhecer uma cidade. Mais um feedback real: meu final de ano como “parisiense” foi sensacional.
Sala de estar no apartamento que fiquei nos meus dias em Paris, no delicioso bairro do Marais

Semanas antes de embarcar, a imobiliária afiliada ao TripAdvisor me mandou emails com as direções para chegar ao apartamento, senha do portão, contrato online. Nesta época também fiz um depósito de segurança de 400 euros – isso é necessário para proteger o proprietário em caso de danos – que me foi reembolsado logo que voltei ao Brasil. Todo o pagamento é feito online, com tremenda segurança, e a maioria dos imóveis tem o que é chamado de Peace Of Mind Protection, uma proteção oferecida pelo TripAdvisor ao locatário caso – raríssimo – de que algo dê errado.

E esses maravilhosos macarons do  Jean-Paul Hévin - um dos melhores de Paris, pra mim - ficavam a poucos passos do meu sofá... tremenda perdição

E esses maravilhosos macarons do Jean-Paul Hévin – um dos melhores de Paris, pra mim – ficavam a poucos passos do meu sofá… tremenda perdição

Posso dizer no meu caso, tudo correu muito bem. Assim que cheguei ao apartamento – lindo, limpíssimo, bem decorado, numa área apaixonante e vibrante do Marais -, a corretora estava nos esperando. Passou todos os dados, ensinou a usar os eletrônicos, nos entregou uma pasta com dicas de restaurantes, táxis, bares, telefones de emergência, etc e tal. Muito, muito profissional.

O mais antigo mercado de Paris fica a um quarteiro do apartamento que aluguei! Les Enfants Rouge

As fotos mostram bem meus dias em Paris: claros, ensolarados, tranquilos. Depois de passear o dia inteiro, era sensacional voltar pra casa, deitar no sofá enquanto o marido abria um vinho, ouvir música. De manhã,  ir a um dos mercados mais antigos de Paris, Les Enfants Rouge, a um quarteirão de casa, comprar frutas, iogurtes e queijos. Mais uns passos, entrar numa boulangerie e sair comendo croissant recém-assado.

Ah, as queijarias francesas! Essa fica a dois quarteirões do apartamento que me hospedei em Paris

Vivi como uma local: naturalmente, sem pressa nem neurose de conhecer tudo em dois segundos, cozinhando, acordando tarde. E, olha, penso que daqui pra frente minhas férias sempre serão assim.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados