Festival Fartura São Paulo: mais de cem atrações gastronômicas de todo o Brasil

Bolinho de feijoada recheado com couve, da chef Katia Barbosa: presente no Festival Fartura São Paulo

Bolinho de feijoada recheado com couve, da chef Katia Barbosa: presente no Festival Fartura São Paulo

Nos dias 25 e 26 de junho, no Jóquei Clube, mais de 100 atrações gastronômicas de todo o país estarão reunidas no Festival Fartura São Paulo.

O Festival faz parte do Projeto Fartura Gastronomia, que realiza a Expedição Fartura Gastronomia e já mapeou a cadeia produtiva gastronômica (do campo ao prato) de todos os estados brasileiros. Este conteúdo pesquisado é levado para eventos que acontecem em Tiradentes, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte e agora, pela primeira vez, São Paulo.

O Festival Fartura São Paulo é dividido em sete espaços gastronômicos e ainda conta com atrações musicais.

dasdasd

Hot Dog Francês do chef Raphael Despirite, do Marcel, em São Paulo: também presente no Festival Fartura São Paulo

  • Espaço Chefs e Restaurantes: o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País. Entre eles, Leonardo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG), trará para o festival seu prato Barriga de porco glaciada com teriaki de cachaça e farofa crocante; Wanderson Meideiros, do Picuí (Maceió, AL), servirá o Arroz cremoso de frutos do mar com cubos de queijo coalho; Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea (João Pessoa, PB), fará seu famoso Baião de dois.
  • Petiscos, Lanches e Doces: “comidinhas” que são referência no Brasil, como o Bolinho de feijoada, da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca (Rio de Janeiro, RJ), o Fígado acebolado com pernil e jiló, de Ilmar de Jesus, do Casa Cheia (Belo Horizonte, MG), o Sanduíche de pernil com molho kryptonita (maionese e salsão), de Jaques Borges, do Balcão do Mané (Florianópolis, SC) e o Hot dog francês do chef Raphael Despirite, do Marcel (São Paulo, SP).
  • Espaço Produtos e Produtores: dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país. Entre outros, estarão à venda a Goiabada da Zélia, de Ponte Nova (MG), o Pé de moleque da Barraca Vermelha, de Piranguinho (MG), os queijos de cabra do Capril do Bosque, em Joanópolis (SP), a Cajuína e os produtos de caju do Cajuespi (Teresina, PI) e o Cacau e chocolate da Fazenda Leolinda (Uruçuca, BA).
  • Cozinha ao Vivo: o público poderá acompanhar de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs como André Lima de Luca, famoso internacionalmente por dominar as mais diferentes técnicas de churrasco; Antônio Costaguta, do El Topador (Porto Alegre, RS), com o Costelão e Parilla; Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô (Belo Horizonte, MG), com a Paella.
Fígado acebolado com pernil e jiló, de Ilmar de Jesus, do Casa Cheia

Fígado acebolado com pernil e jiló, de Ilmar de Jesus, do Casa Cheia

  • Aulas: o espaço contará com aulas nos dois dias de evento, Nina Horta, da Folha de S. Paulo, Isabela Raposeiras, do Coffe Lab (São Paulo, SP), com a aula sobre a valorização do café brasileiro e das cafeterias em São Paulo; Carlos Kristensen, do Hashi (Porto Alegre, RS); Telma Machado, da Fazenda Babilônia (Pirenópolis, GO), ministrado aula sobre Café da Manhã Sertanejo; Eliane Silva, do Pitu, com Pirão da Eliane (Aracajú, SE), em aula sobre o Pitu; Rita Medeiros e Rosa Nunes, da Cabana do Lago (Palmas, TO), ministrando aula com o tema “O que se come em Tocantins?”.
  • Espaço Interativo: É um espaço reservado com bancadas que incluem fogão e utensílios para que cada aluno possa preparar os pratos sob a orientação de profissionais como Naiara Faria, do La Palma (Belo Horizonte, MG), Ana Soares, do Mesa III Rotisseria (São Paulo, SP), e André de Melo, do Bravo Catering (Belo Horizonte, MG).
  • Espaço Degustação: É um ambiente para o público conhecer os métodos de preparo e degustar pratos típicos e exóticos de várias regiões do país, como a Baixaria e quindim de Açaí, do chef Deocleciano Brito (Rio Branco, AC), a Farofa e guisado de tartaruga, de Solange e Morubixaba (Macapá, AP), os Cogumelos da Amazônia, apresentados pelo chef Felipe Schaedler, do Banzeiro (Manaus, AM), a Damurida e paçoca de carne de sol, da chef e jornalista Denise Rohnelt (Boa Vista, RR).

Dias: 25 de junho – 12h às 22h e 26 de junho– 12h às 20h

Local: Avenida Lineu de Paula Machado,  1263, Cidade Jardim

IngressosR$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), para cada dia do evento

Compra: http://bit.ly/1WzBEMI

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados