Texto Gabriela Kaneto Fotografias Daniel Ozana/Studio Oz
*reportagem publicada originalmente na Revista Espresso
Quem não curte um cappuccino com espuma de leite? Ou um chococcino para esquentar os dias frios? O café é uma bebida muito querida no nosso país e muito presente no nosso dia a dia, sendo versátil nas mais diversas situações. Muitas misturas podem resultar em bebidas deliciosas e marcantes, sem apagar o verdadeiro gosto do café. Vale lembrar que a diversidade de combinações não para por aí.
Para enriquecer as características do café e as sensações que ele propicia, podemos adicionar especiarias usadas em diversas culturas espalhadas pelo mundo. Além de saborosas, elas trazem benefícios para a saúde. Quando bebemos ou comemos algo, buscamos sabores e aromas que nos surpreendam através dos sentidos. Segundo a barista Paula Dulgheroff, as especiarias propiciam sensações no palato muito peculiares, podendo realçar receitas e causar impressões emocionais e físicas.
ESPECIARIAS PARA PROVAR COM CAFÉ
Cravo
Um café coado junto com cravo-da-índia é uma boa pedida para os dias frios. Para lembrar o gostinho do quentão das quermesses, pode-se filtrar o café e o cravo junto com canela em pau e gengibre ralado.
Canela
A canela pode ser polvilhada na espuma do leite em um espresso. A bebida lembra bastante os quitutes caseiros por ser aconchegante e saborosa.
Cardamomo
É perfeito para o café turco. No modo de preparo, ferve-se o cardamomo junto com o café e a água, que deve ser filtrada, o que resulta em uma bebida intensa e aromática.
Gengibre
Para acrescentar o gostinho do gengibre à bebida, o ideal é ralá-lo e filtrá-lo junto com o café. Com um sabor suave, é uma boa opção para liberar as vias aéreas em resfriados.
RECEITAS
Café Canelinha
• 20 ml de café espresso
• 30 ml de leite integral pasteurizado
• Canela em pó
Preparo
Em uma xícara, despeje o café espresso feito em uma máquina própria. Para vaporizar o leite, coloque-o em uma chaleira e leve-o ao fogo baixo; quando começar o processo de fervura, desligue o fogo. Não ferva o leite. Com um mixer, bata-o de 10 a 20 segundos, até formar uma espécie de creme. Para saber se a vaporização está correta, utilize uma colher e veja se a consistência está firme. Ponha o leite vaporizado por cima do espresso. Para finalizar, polvilhe canela em pó a gosto.
Café Turco
- 100 ml de água filtrada
- 1 semente de cardamomo
- 10 g de café moído bem fino
Preparo
Em uma ibrik, recipiente turco de preparo de café, ou em uma caçarola pequena, coloque o café, a água fria e filtrada, o cardamomo e misture. Coloque no fogo e espere ferver. Após a primeira fervura, despeje metade do conteúdo em uma xícara. Ferva o resto de novo e adicione à mesma xícara. Tampe-a e aguarde 4 minutos antes de servir.
Café aromático
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 5 cravos-da-índia
- 1 pau de canela
- Café coado
Preparo
Ferva 500 ml de água filtrada com o gengibre ralado, os cravos e o pau de canela. Prepare um café coado bem suave. Para finalizar, adicione, em medidas iguais, a água com os ingredientes ao café já pronto.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados