Dui: comfort food e bistronomique. Ãh?

Eu amava o Sabuji. E, naquela época, me apaixonei pela cozinha da chef  Bel Coelho. Confesso que o Buddha Bar não me animava tanto assim… Por isso fiquei feliz quando, dia 14, ela abriu o dui, em parceira com Cristiano Almeida.  A intenção do projeto do dui é oferecer a sensação de conforto,  casualidade e bem-estar, desde arquitetura até o menu (que tem seção dedicada a tapas e mezzes). Por conta disso, já saíram dizendo por aí que ela estava fazendo comfort food. Ravióli de queijo de cabra e beterraba na manteiga de  limão siciliano e macadâmias, Anchova grelhada com purê de batatas, berinjelas assadas na lenha e molho de  melaço de romã e Confit de pato agridoce com purê de mandioquinha e alho-poró braseado, alguns exemplos do cardápio, não me parecem em nada comfort food…

Daqui alguns meses, na parte de cima do imóvel, será inaugurado o Clandestino: poucos lugares, diferentes pratos, somente menu-degustação. Então resolvi perguntar: o rumo da chef agora é comfort food ou alta gastronomia?  Veja as respostas.

Porque você decidiu aderir ao comfort food e não continuar trilhando o caminho da alta gastronomia?
Bel Coelho: Na verdade, neste projeto, faço os dois. No dui apresento pratos com paladar mais acessível, durante toda a semana, e no Clandestino, que abrirá apenas duas noites por semana, terei espaço para executar pratos autorais e exclusivos. Acredito que as duas vertentes sejam muito importantes, tanto para mim quanto para os clientes.
Como foi o processo de seleção de receitas para o dui?
Bel Coelho: Todos os pratos são novos. O que aconteceu foi um processo de criação, uma mistura de esforço intelectual com memórias gustativas e um lado emocional fortíssimo.
Os preços do dui não chegam a ser baixos: os pratos principais vão de R$ 29 a R$ 57. Você acha que dá para categorizá-lo como bistronomique (restaurantes pequenos com comida de alta gastronomia a preços de bistrô), como a imprensa vem fazendo?
Bel Coelho: Não, nunca quis categorizá-lo desta forma. Os preços praticados no Dui são justos pelo o que a casa oferece.

dui: Alameda Franca, 1590, Jardins, tel.: 2649-7952.

Essa semana vou comer lá e conto como foi.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados