Priprioca do Atala virou caipirinha

13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça. Pois é, eu também não sabia que isso existia… Bem, por conta da data tão festiva, a cachaça Leblon fez uma parceria com o restaurante Dalva e Dito, do chef Alex Atala: de 13 a 20/9 serão servidas caipirinhas especiais de limão-cravo, jabuticaba e de (a estrela do evento) priprioca!
Ingrediente pouco usual, a priprioca é uma planta aromática originária da Amazônia  (principalmente do Pará), muito usada no setor de perfumaria e cosméticos– mas Alex Atala conseguiu trabalhá-la de forma a usá-la na culinária. Segundo ele, “Seu odor fica entre aromas de ervas secas e madeiras e remete ao patchouli.” Ele é encantado pela planta e já fez outras receitas com ela, como o pudim de caramelo  aromatizado com priprioca.
Mas como é a caipirinha que interessa, vamos lá: é deliciosa.  Leva maracujá, hortelã, limão-cravo e xarope de priprioca. De verdade meeeesmo, o sabor da planta  é muito sutil (quase imperceptível para a maioria das pessoas) mas o resultado final é uma bebida refrescante e extremamente aromática.
Vá ao Dalva e Dito e experimente. Nunca se sabe quando a priprioca vai aparecer de novo…  A bebida com o petisco harmonizado (priprioca–mandioca frita; limão-galego–pastéis de carne; Jabuticaba—empadas de bobó de camarão) custa R$ 18.
Dalva e Dito: R. Padre João Manuel, 1115, Jardins
 

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados