Adoro óleo velho de motor curtido em uísque!

Amo cerveja tanto quanto vinho e acho uma pena que grande parte dos brasileiros associem essa bebida a boteco e água amarela… Os rótulos, tipos e sabores são tantos e, felizmente, chegando cada vez mais por aqui. Por falar nisso, semana passada, durante uma degustação de cervejas escocesas do bar Melograno— com pocket palestra do meu amigo César Adames, profundo conhecer de charutos e destilados– conheci duas que me fizeram ter vontade de beijar e amar eternamente o mestre-cervejeiro: Old Engine OilOla Dubh 40.

A Old Engine Oil é escura, densa (a tradução do nome é “óleo de motor velho”), tem sabor achocolatado, final amargo bem balanceado e teor alcoólico de 6%. Agora a rainha da noite… Ola Dubh 40! A foto é da de 30, mas experimentei a 40. O que significa? Que pegaram a Old Engine Oil, a colocaram para maturar de seis a doze meses em barris de carvalho usados para a fabricação de scotch puro malte 40 anos! Mais especificamente, do Highland Park 40 years. Isso fez a cerveja  tomar notas acentuadíssimas de uísque, madeira e baunilha (e leves de café). É complexa e merece ser degustada com calma e reverência.

Elas são importadas pela Brazil Ways  e custarão, em média, R$ 19 a Old Engine e R$ 60 a Ola Dubh 40. Também estão a venda no Melograno.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados